A Universidade Técnica de Moçambique é uma instituição privada com autonomia legal, administrativa, financeira, científica e pedagógica estabelecida pela entidade Estudos Superiores de Moçambique Lda. Trata-se de um estabelecimento de ensino superior autorizado pelo Decreto 42/2002 de 26 de Dezembro, tendo iniciado as suas actividades lectivas em Março de 2003.

 

Reirotes da UDM

Professor Doutor Fernando dos Reis Ganhão - Primeiro Reitor da UDM

Conhecido com nacionalista exemplar, académico brilhante e de uma extraordinária universalidade, Fernando dos Reis Ganhão tornou-se militante da Frente de Libertaça de Moçambique desde os tempos da luta armada, tendo ajudado a formar vários quadros nas escolas da organização, tanto na Tanzania como no interior do país.
Após a independência nacional foi nomeado pelo para o cargo de Reitor da Universidade Eduardo Mondlane, sendo o primeiro na função que exerceu com brio e profissionalismo. Foi sob a sua direcção, aliás, que a UEM, numa fase bastante crítica da sua vida, face à total ausência de professores nacionais, conseguiu, apesar destas adversidades, se afirmar como uma grande instituição do Ensino Superior e virada para a verdadeira moçambicanidade, tendo fornecido ao país centenas de quadros para as diferentes areas de desenvolvimento económico e social do país.
Fernando Ganhão pertenceu à Comissão Permanente da Assembleia Popular, actual Assembleia da República.
Fernando Ganhão foi o pimeiro Presidente do Comité Olímpico de Moçambique e actualmente seu presidente honorário.
Em 2003 o Professor Doutor Fernando dos Reis Ganhão foi indicado para exercer o cargo de Reitor da Universidade Técnica de Moçambique (UDM), cargo que exerceu ate a sua morte em Julho de 2010

 

Doutor José Luis de Oliveira Cabaço - Segundo Reitor da UDM

O Professor Doutor José Luis de Oliveira Cabaço, sucedeu ao cargo de Reitor da Universidade Técnica de Moçambique, ao professor Doutor Fernando Ganhao, e teve como prioridades da sua direcção o aumento da qualidade de ensino, estreitamento de mais parcerias entre a universidade e as empresas, o aumento da visibilidade universitária e a melhoria da empregabilidade dos cursos e o estabelecimento de parcerias para a pos_graduação.

 
 

Professor Doutor Severino Elias Ngoenha - Actual Reitor da UDM

Desde Janeiro de 2015, o Professor Doutor Severino Elias Ngoenha tornou-se o terceiro reitor da Universidade Técnica de Moçambique. E graduado em Teologia e Doutorado em Filosofia pela Universidade Gregoriana em Roma. No ano de 2010, integrou-se ao Departamento de Filosofia da Universidade Pedagógica de Moçambique. Com uma vasta experiência em Filosofia. Docente nas disciplinas de Filosofia da Educação, Interculturalidade, Filosofia Africana e Filosofia Política.

 

 

Graduados

Decorridos 16 anos de actividades lectivas, a UDM realizou seis Cerimônias de Graduação nas quais graduou 1.538 profissionais nos cursos de licenciatura e mestrados.

 

 


 

Corpo Docente

Actualmente, o corpo docente da UDM é composto por 152 docentes, entre licenciados, mestres e doutorados.

 


 

Corpo Discente

A UDM iniciou as suas actividades em Março de 2003 com 62 estudantes matriculados nas Faculdades de Ciências Económicas e Sociais e Ciências Tecnológicas. Actualmente, a UDM tem uma população estudantil de 2.500 efectivos a frequentarem cursos de licenciatura e de mestrado. A maior parte destes estudantes esta frequentar cursos de licenciatura e uma pequena parte esta a frequentar cursos para a obtenção do grau académico de mestre.

 


 

Corpo Técnico Administrativo

O corpo técnico administrativo da UDM é composto por 96 colaboradores, excluindo os Administradores. Dos 96 colaboradores, 81 são do sexo masculino e 15 são do sexo feminino. Apesar de haver um crescente número de técnicos com formação superior, a sua maioria contínua com habilitações literárias de nível médio, não obstante alguns deles estarem a estudar com vista a elevarem o seu nível académico

UDM - Universidade Tecnica de Mocambique - 2015