O Professor Doutor Severino Elias Ngoenha é o Reitor da Universidade Técnica de Moçambique, desde Janeiro de 2015. Graduado em Teologia e Doutorado em Filosofia pela Universidade Gregoriana em Roma. No ano de 2010, integrou-se ao Departamento de Filosofia da Universidade Pedagógica de Moçambique. Com uma vasta experiência em Filosofia. Docente nas disciplinas de Filosofia da Educação, Interculturalidade, Filosofia Africana e Filosofia Política.

Tem várias publicações sobre a Filosofia e Filosofia Africana destacando-se os seguintes livros: Por uma Dimensão Moçambicana da Consciência Histórica, Pensamento Engajado, Duas Interpretações Filosóficas da História do Seculo XVII, Das Independências às Liberdades, Mukatchanadas, A Longa Marcha duma Educação para Todos em Moçambique, Samora Icon da Primeira República?, Os Tempos de Filosofia, O Retorno de Bom Selvagem, Intercultura, Alternativa à Governação Biopolítica, Terceira Questão.

Possui experiência em trabalhos de consultoria e estudos de Programas Curriculares de Ensino Superior, Filosofia Africana e Políticas da Educação.
   
   
   
   

 

UDM - Universidade Tecnica de Mocambique - 2015