𝐀𝐭𝐞𝐥𝐢𝐞𝐫 𝐅𝐢𝐥𝐨𝐬𝐨́𝐟𝐢𝐜𝐨 𝐝𝐞𝐛𝐚𝐭𝐞 𝐚 𝐉𝐮𝐬𝐭𝐢𝐜̧𝐚 𝐜𝐨𝐦𝐨 𝐂𝐨𝐬𝐭𝐮𝐫𝐚 𝐝𝐚 𝐒𝐨𝐜𝐢𝐞𝐝𝐚𝐝𝐞

No dia 12 de março, a Universidade Técnica de Moçambique (UDM) promoveu mais uma edição do Atelier Filosófico, trazendo à reflexão o tema “𝐀 𝐉𝐮𝐬𝐭𝐢𝐜̧𝐚 𝐜𝐨𝐦𝐨 𝐂𝐨𝐬𝐭𝐮𝐫𝐚 𝐝𝐚 𝐒𝐨𝐜𝐢𝐞𝐝𝐚𝐝𝐞”. O evento contou com a participação do filósofo (UEM) 𝐀𝐳𝐞𝐯𝐞𝐝𝐨 𝐉𝐚𝐜𝐢𝐧𝐭𝐨 𝐖𝐢𝐭𝐧𝐞𝐬𝐬, que destacou a necessidade urgente da 𝐜𝐨𝐧𝐯𝐞𝐫𝐬𝐚̃𝐨 𝐝𝐨 𝐡𝐨𝐦𝐞𝐦 𝐚𝐜𝐭𝐮𝐚𝐥. Segundo ele, vivemos em uma sociedade marcada pelo egoísmo, onde a verdadeira justiça só será alcançada quando cada indivíduo se tornar um 𝐚𝐠𝐞𝐧𝐭𝐞 𝐝𝐚 𝐣𝐮𝐬𝐭𝐢𝐜̧𝐚, um “𝐡𝐨𝐦𝐞𝐦 𝐜𝐨𝐬𝐭𝐮𝐫𝐞𝐢𝐫𝐨”, capaz de construir uma sociedade harmônica e bem alinhada. Witness frisou ainda que não há justiça sem o 𝐦𝐢́𝐧𝐢𝐦𝐨 𝐣𝐮𝐬𝐭𝐨 𝐞𝐱𝐢𝐬𝐭𝐞𝐧𝐜𝐢𝐚𝐥, que inclui o acesso a alimentação, habitação, saúde e educação. Dentre esses pilares, ressaltou que a 𝐞𝐝𝐮𝐜𝐚𝐜̧𝐚̃𝐨 é a chave para o sucesso de um país, sendo o principal instrumento para a construção de uma sociedade justa e equitativa. O Magnífico Reitor da UDM, 𝐏𝐫𝐨𝐟𝐞𝐬𝐬𝐨𝐫 𝐂𝐚𝐭𝐞𝐝𝐫𝐚́𝐭𝐢𝐜𝐨 𝐒𝐞𝐯𝐞𝐫𝐢𝐧𝐨 𝐍𝐠𝐨𝐞𝐧𝐡𝐚, reforçou a ideia de que a justiça é uma busca contínua e dinâmica. O que ontem era considerado justo pode não ser mais hoje, exigindo uma reflexão constante da sociedade. Concordando com a visão da justiça como um acto de costura, comparou-a a uma equipe de futebol, onde o sucesso depende do esforço conjunto de todos. Assim, cada indivíduo tem um papel fundamental na construção de uma sociedade mais justa. Durante o debate, os intervenientes destacaram ainda que a justiça deve começar em casa, sendo um princípio a ser cultivado no dia a dia. Foi enfatizado que cada pessoa deve ser justa consigo mesma para que a justiça se manifeste na colectividade. O Atelier Filosófico reafirmou, assim, a importância da justiça como um processo de construção coletiva, onde cada cidadão, como um alfaiate social, contribui para a costura de uma sociedade mais equitativa e harmoniosa.

UDM GARANTE PARQUEAMENTO MAIS SEGURO AOS SEUS UTENTES

Na Formatura do passado dia 12 de Setembro estiveram presentes alguns elementos da Segurança, representando todos os que protegem as instalações e os usuários da Universidade Técnica de Moçambique. Na ocasião, “os seguranças” declararam-se prontos para proteger os membros da comunidade académica e os seus bens, incluindo as viaturas que são colocadas nas imediações da UDM. Para isso, os protectores apelam a que todos os discentes, docentes e pessoal não docente adquiram rótulos de identificação das viaturas que devem estar sob vigilância. Os rótulos estão disponíveis na Tesouraria da UDM, sita no Edifício-Sede, mas também podem ser adquiridos através dos guardas nos parques de estacionamento.

UNIVERSIDADE TÉCNICA DE MOÇAMBIQUE NA FACIM 2024 (III)

Apresentando os nossos Cursos e Faculdades, distribuindo Editais 2024/2025, mostrando protótipos de sistemas e serviços na área de Engenharia, dando aconselhamento jurídico gratuito aos visitantes do nosso pavilhão, tal é o fervor que caracterizou os primeiros 3 dias da participação da UDM na FACIM 2024.   A UDM encontra-se no Stand 9 do Pavilhão Matchedje da Feira Internacional de Maputo que está a decorrer desde o dia 26 de Agosto em Ricatla, distrito de Marracuene, sul de Moçambique. Visite-nos!

UDM PRESENTE NA CONFERÊNCIA SOBRE MULHER, PAZ E SEGURANÇA

A UDM esteve presente, como convidada, na “Conferência sobre Mulher, Paz e Segurança em Moçambique “, organizada pelo Instituto para a Democracia Multipartidária através da Academia Política da Mulher, em parceria com a Universidade Joaquim Chissano. O evento teve lugar a 15 de Agosto e em representação da UDM esteve a Dra Ivenilde Guirrugo, Chefe do Gabinete de Gestão de Assuntos Estudantis.

CLÍNICA JURÍDICA DA UDM EM NKANHINE

A Clínica Jurídica da UDM trabalhou nesta semana na Comunidade de Nkanhine, no distrito de Marracuene, sul de Moçambique. Recorde-se que os nossos serviços de aconselhamento jurídico são totalmente gratuitos. Para aproximarmos a nossa assistência a um número cada vez maior de pessoas estaremos presentes na FACIM 2024 a decorrer em Ricatla, no mesmo distrito de Marracuene. Na imagem vê-se a Dra Isabel Hortência  aconselhando o sr Paulo, um cidadão que procurou a nossa Clínica Jurídica.