No âmbito das celebrações dos 99 anos do jornal “Notícias”, o Reitor da Universidade Técnica de Moçambique (UDM), Prof. Catedrático Severino Ngoenha, deixou uma reflexão profunda sobre o papel do jornalismo na actualidade.
💬 “Os jornalistas devem vingar na interpretação da verdade e na busca constante pela justiça”, afirmou o Reitor, destacando a importância de uma actuação ética, crítica e consciente no exercício da profissão.
Durante a sua intervenção, reconheceu o papel histórico do jornal “Notícias” na análise das transformações sociais, políticas e culturais que o país tem vivido. Segundo ele, “a verdade já passou; vivemos hoje na era da pós-verdade”, um tempo em que a realidade é muitas vezes construída colectivamente como uma “verdade para todos”, o que representa um grande desafio para os profissionais da comunicação e intelectuais.
📚 Para Ngoenha, esse novo contexto exige uma atitude crítica e desdogmatizada: “Estamos numa fase escorregadia para os intelectuais. É necessário desdogmatizar as verdades e construir pontes de equilíbrio.”
👉 O jornalista, mais do que nunca, deve ser um intelectual comprometido com a justiça, o equilíbrio e a responsabilidade social. Um agente activo na construção de uma sociedade mais informada, consciente e justa.
📲 Leia a matéria completa aqui:
🔗 https://www.jornalnoticias.co.mz/2025/04/15/99-anos-do-noticias-severino-ngoenha-defende-desdogmatizacao-da-verdade/
#UDM #Jornalismo #PósVerdade #Justiça #SeverinoNgoenha #ReflexõesUDM #UniversidadeTécnicaDeMoçambique #Notícias99Anos